Retalhos d'Alma

Meu Blog resume pedaços de vida, pingos poéticos, retalhos de um viver sem medo de ser feliz, sem receio do que possa vir amanhã pois sei que " o amanhã a DEUS pertence!" E o que vier, será bem-vindo. Como diz São Paulo: VIVER É LUCRO!"

4.2.07

12 - CONCURSO DE POEMAS


 12  -  CONCURSO DE POEMAS

Foi em Três Marias que recebi o meu primeiro troféu, 
num Concurso de Poemas. 
Falava de patriotismo, de civismo, por ocasião da 
Semana da Pátria. 
E eu me lembrava dos nossos desfiles, na época do Ginásio... 
UM LUXO!!! A SAUDADE APERTOU... 
                    E saiu este poema
                     que me concedeu o troféu
                                 de primeiro lugar!

 12  -  ACORDA, BRASIL!
*******
Brasil! Brasil! Que foi?... Dormiste?
Já não ouço a tua voz: calados,
Teus filhos já não cantam, vibrantes como outrora,
Teus hinos, tuas glórias, como os antepassados.
*****
É o teu aniversário: Por que este silêncio?
Ninguém canta, ninguém aplaude... Ora!
Não ouço a alegria da festa... Nem sinto
Que teus filhos vão te parabenizar agora.
*****
São cinco horas. O dia rompe. No horizonte
Desponta linda a manhã. É sete de setembro!
A esta hora, há uns poucos anos (Que saudade!)
No ar, a festiva alvorada. Oh, se me lembro!
*****
E os sons dos teus belos hinos envolventes,
Enchiam os ares de vibrantes matizes.
E teus filhos, a sorrir, deixavam o leito,
E corriam lá fora, empolgados, felizes!
*****
E o toque da alvorada precedia
A um desfile garboso e imponente. Na praça
O povo já se aglomerava. Ansiosos esperavam
As escolas, como batalhões em marcha.
*****
E lá vinham elas. Ouvia-se de longe
O barulho da fanfarra. Tudo era euforia!
E, atrás, alunos firmes, enfileirados,
Em seu uniforme de gala, radiantes de alegria
*****
E as bandeiras desfilavam... Oh, quantas!
Bandeiras de todos os Estados. E, altaneira,
Linda, brilhante, garbosa, sorridente,
Vinha, na frente, a Bandeira Brasileira!
*****
Oh, se me lembro! Os mais humildes
Tiravam-lhe o chapéu! Os mais esclarecidos
Faziam-lhe continência! E as mulheres...
Oh, as mulheres! Estas rezavam por teus filhos queridos!
*****
Brasil, Brasil! Onde está o entusiasmo do teu povo?
Onde o civismo, o patriótico desejo
De ver-te livre, numa real independência?
Onde o amor, a fibra, o heroísmo benfazejo?...
*****
Oh, que saudades! Como gostaria
De que tudo fosse diferente. E, lisonjeiras,
As multidões te saudassem com patriotismo!
Como o meu "Sete de Setembro", em TEIXEIRAS!!! 
*****
Declamei, com entusiasmo! E saí do salão com o troféu na mão! Foi lindo!