Retalhos d'Alma

Meu Blog resume pedaços de vida, pingos poéticos, retalhos de um viver sem medo de ser feliz, sem receio do que possa vir amanhã pois sei que " o amanhã a DEUS pertence!" E o que vier, será bem-vindo. Como diz São Paulo: VIVER É LUCRO!"

25.1.07

04 - TENTANDO...



 ( Escola Normal Nossa Senhora do Carmo - Viçosa, MG,
meu curso de Magistério)



 04 - TENTANDO

Um dos meus primeiros poemas
 - pelo menos, dos que eu guardei -
intitulava-se "PEREGRINAÇÃO" 
e saiu já pronto, na sala de aula, em 1967, 
quando a professora de Português, Irmã Doralice, 
soltou um tema para redação 
e disse que poderíamos utilizar qualquer gênero literário. 
Escrevi rapidinho, mostrei-lhe o poema 
e ela incentivou-me a continuar escrevendo, 
"porque o poema estava muito bom, 
havia musicalidade e que eu deveria continuar 
explorando minha 'veia poética". 
Agradeci-lhe a gentileza, entusiasmei-me, 
e escrevi vários poemas naquele ano,
brincando de escrever.
(E até hoje, continuo brincando...)

-------------------------------------------------------------------------------------










PEREGRINAÇÃO

******

Lá vai o pobrezinho em farrapos,
Indolentemente,
Cruzando as ruas,
as pernas nuas,
miseravelmente.

Não sorri e não fala;
tudo vê e tudo cala.
Tem o horizonte limitado,
pelo portão fechado
das casas que ora contempla.

Ninguém jamais o viu sorrir,
nem chorar...
Caminha como um autômato,
não anda mais depressa,
nem mais devagar.

É como um boneco de mola
a que se deu corda
e ele pôs-se a caminhar.
***
Não! Não lhe dê uma esmola!
Ela irá matar-lhe a fome
por uns instantes somente.
Dê-lhe a mão,
ajude-o a caminhar,
e ele irá se exaltar
pela vida, eternamente!
--------------------